Isto Kyokushin
  

Kyokushin

 Kyokushin é formado por dois ideogramas "Kyoku" (puro, último, mais alto aprofundar) e Shin (verdade) que, em conjunto, significam "Aprofundar-se na Verdade". O Kanku é o símbolo do karate kyokushin, tem a sua origem na forma avançada do kata "kankuDai". Neste kata, as mãos são levantadas para o céu enquanto os dedos se tocam. O logo utiliza os pontos para interpretar os dedos, significando os topos da montanha, as seções largas interpretam os pulsos como o vale entre as montanhas, que no seu conjunto simbolizam a luta contínua do treino com os seus altos e baixos. O círculo central representa a infinidade e a circunferência do logo, mantendo-o intacto, representa continuidade e movimento circular. E a utilização destes movimentos circulares que diferenciam o kyokushin karate dos outros estilos de karate, que dependem de movimentos simples e lineares. É um estilo de karate desenvolvido pelo coreano Masutatsu Oyama, sendo um dos estilos mais novos, e foi criado com ênfase no condiconamento físico/mental do praticante.

A filosofia do Karate Kyokushin é notadamente evidenciada no Respeito, na Dedicação, na Humildade, na Responsabilidade, na Harmonia, na Sabedoria, na Justiça e na Confiança. É comum falar-se que o estilo Kyokushin é uma escola de adestramento por excelência, um guia seguro para o fortalecimento do caráter e um conjunto de preceitos físicos e higiênicos que acompanharão o praticante pelo resto de sua vida.
CORAGEM é uma das virtudes inabaláveis que um praticante deve ter. Segundo Masutatsu Oyama: Perder dinheiro é perder pouco, perder Confiança é perder muito, mas perder a Coragem é perder tudo; porque perderá a si próprio. Portanto mantenha sempre a Coragem como bem mais precioso da vida. Recomenda ainda o Grande Mestre Masutatsu Oyama:"Que dinheiro não é tudo nem o mais importante na vida; ele deve vir naturalmente a você como conseqüência de seu trabalho honrado". Desses sábios ensinamentos, realmente há muito que aprender. Na verdade perder Confiança é grave, porque não a recuperará com dinheiro, nem conseguirá recuperá-la facilmente. Por isso é necessário preservar com cuidado a Confiança. No entanto a Coragem é virtude capital. Sem a Coragem, perderemos as mais esplêndidas chances da vida, o Covarde erra o alvo e por fim perderá a si mesmo.
É de suma importância aqueles que desejam trilhar um caminho de vitoria no karate kyokushin saber que para desenvolver, leva-se tempo; e que este desenvolvimento técnico e da força não são adquiridos de um dia para outro. O treinamento não é um caminho florido; é rotina repetitiva e simples. Suportar essa rotina é a coisa mais importante, é o meio de adquirir a confiança em si, a base do autocontrole, para então adquirir uma total e perfeita serenidade de espírito.
Normalmente leva-se de três a seis meses para sentir esse desenvolvimento gradativo; a cada êxito conquistado novo objetivo se instalará, colocando sempre em primeiro plano a Humildade, a Abnegação, que são os fatores essenciais à boa continuidade. Uma das formas do espírito de Karate Kyokushin é a força interior chamada de Perseverança, resultado dos treinamentos feitos com os sentimentos voltados totalmente à Arte Marcial do Karate. O praticante que não procurou o conforto e treinou arduamente contará com seu interior mais forte que se manifestará nos momentos mais difíceis da vida em forma de GARRA.
É dever dos professores manter uma disciplina rígida, não devendo afrouxá-la e o mesmo deve sempre trilhar o bom exemplo da integridade e firmeza, e dispensar aos alunos sua melhor orientação, mostrando-lhes o próprio suor nos treinos diários e as virtudes da dedicação constante. Ainda segundo Masutatsu Oyama “o pastor tem o dever de levar diariamente suas reses ao rio, mas beber ou não a água dependerá do animal”.
O Karate Kyokushin segue a linha do BUDÔ, que visa buscar a eficiência máxima em termos de qualidade técnica através do qual um lutador de menor porte físico, e, portanto em aparente desvantagem pode vencer um adversário bem maior. É a verdadeira essência da Arte Marcial traduzida em termos práticos, compensar a desvantagem física com o apuro da habilidade técnica e o domínio da parte espiritual. Um praticante de Karate Kyokushin pequeno, rápido e preciso é muito mais perigoso e temível que um homem robusto e forte.
O Karate Kyokushin segue além do BUDÔ, a linha do BUSHIDO (Caminho do Guerreiro) a qual era um conjunto de normas que dirigiam a vida dos samurais. Esse Código resumia-se em um ideal de Coragem (Força Interior) e da servidão (a própria razão da vida).
Pode ser dito que o verdadeiro propósito do Karate Kyokushin é treinar de tal forma que possibilite ao praticante, viver de maneira agradável e digna, sem criar problemas aos outros, sem temer o forte e o poderoso, sem se humilhar ante homem de influência e sem se tornar cego pelas turbulências e desigualdades do mundo contemporâneo.

 

Isto Kyokushin